CONCEPÇÃO
ERRADA: Os professores devem ensinar “os dois lados” do tema da evolução e
deixar os estudantes decidir - ou dar tempo igual para o evolucionismo e o criacionismo
CORRECÇÃO:
Quando os dois “lados” não são iguais não tem sentido dar tempo igual.
A religião e a ciência são actividades muito
diferentes e os pontos de vista religiosos não pertencem a uma aula de ciência.
Nas aulas de ciência, os estudantes têm a oportunidade de discutir os méritos
dos argumentos e da evidência no âmbito da ciência. Por exemplo, os estudantes
podem querer investigar e discutir exactamente quando foi que o ramo das aves apareceu
na árvore da vida: se antes dos dinossauros ou a partir do clado dos
dinossauros.
Em contraste, um debate que coloque um conceito
científico contra uma crença religiosa não tem lugar numa aula de ciência e
sugere de forma errada que é preciso “escolher” entre os dois.
O argumento da “justiça” tem sido usado por grupos
que tentam incutir as suas crenças religiosas nos programas científicos.
Para saber mais sobre a noção de que a evolução e a
religião não precisam ser incompatíveis, veja a concepção errada “A teoria da evolução e a religião são incompatíveis”.
Para saber mais sobre porque é que as interpretações religiosas sobre a criação não é ciência e por isso não pertencem às aulas de ciência,
visite o sítio da internet do projecto Understanding Science [em inglês].
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CONCEPÇÃO
ERRADA: A própria teoria da evolução é religiosa e portanto exigir que os
professores ensinem evolução dá prioridade a uma religião em detrimento das
restantes e viola a liberdade de expressão (viola a primeira emenda, no
original)
CORRECÇÃO:
Este argumento falacioso baseia-se na noção de que evolução e religião são
essencialmente a mesma coisa, já que ambas são “sistemas de crenças”.
Esta noção é simplesmente incorrecta. A crença nas
ideias religiosas baseia-se na fé e a religião lida com tópicos para além do
domínio do mundo natural. A aceitação de ideias científicas (como a evolução)
baseia-se em evidências do mundo natural e a ciência limita-se a estudar os
fenómenos e processos do mundo natural.
Ciência e religião são claramente diferentes e a
promoção de doutrinas religiosas não é permitida nas aulas de ciência.
[Nos Estados Unidos da América, várias decisões
judiciais decidiram favoravelmente sobre o ensino da teoria da evolução; para
informações adicionais sobre decisões judiciais significativas relacionadas como ensino da evolução,
visite o sítio da internet da NCSE [em inglês].]
Para saber mais sobre a diferença entre ciência e religião,
visite o sítio da internet do projecto Understanding
Evolution [em inglês].
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