terça-feira, 30 de junho de 2015
baleias, evolução e carimbos
O programa "Um dia sobre evolução" está quase a terminar e a penúltima sessão foi muito especial, pois foi realizada na sala do mar, com crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos.
Guardados pelo enorme e muito bonito esqueleto da baleia, um dos objectos mais emblemáticos do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, estivemos a aprender sobre a grande família das baleias e golfinhos - desde os seus antepassados com patas! - e a forma como os cientistas conseguem contar as histórias de animais que já não vivem na Terra. Depois vimos um pequeno filme e, com a preciosa colaboração do Clube dos Tipos, reproduzimos alguns membros da família das baleias com carimbos tipográficos e desenho livre.
No dia 20 de Julho daremos por terminados estes dias passados com a teoria da evolução, numa sessão sobre ADN, aberta a famílias.
quinta-feira, 21 de maio de 2015
um dia sobre evolução... nas novas metas curriculares do 3º Ciclo
A sessão de Maio do programa "Um dia sobre evolução" foi dedicada aos professores, numa formação sobre a introdução de novas oportunidades para enquadrar os conteúdos leccionados no 3º Ciclo num contexto evolutivo. A manhã foi dedicada aos mecanismos evolutivos selecção natural e deriva genética e à tarde discutiu-se a cor da pele humana como característica interessante e importante para explorar evolução e saúde.
A sessão foi conduzida com a colaboração da Rita Ponce, do CE3C - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais, e da Xana Sá Pinto, do CIBIO - Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, em representação do NEDE-APBE - Núcleo de Educação e Divulgação da Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva. Muito obrigada às duas e aos professores por um dia bem passado!
O programa continua com uma sessão sobre baleias, destinada aos mais pequenos. No dia 20 de Junho, e com a colaboração do Clube dos Tipos, iremos explorar a árvore genealógica das baleias e representá-las usando carimbos tipográficos.
segunda-feira, 27 de abril de 2015
um código muito especial
No passado dia 18 passámos uma tarde muito divertida a procurar as semelhanças e as diferenças nalgumas borboletas da colecção do Museu. E fomos procurar saber de onde vem a informação para essas semelhanças e diferenças. Descobrimos que está numa molécula muito importante, guardada no núcleo das células, o ADN. É tão importante que, para ser traduzida nas bonitas cores das asas das borboletas, precisa de uma outra molécula que a leia e transporte essa informação para fora do núcleo, o RNA! Mas a leitura não é simples. Porque está em código! Aprendemos a traduzir o código e pintámos duas belas borboletas! Que não eram iguais. Porque por vezes, para produzir as células reprodutoras, o ADN é copiado com erros. E uma das consequências desses erros é passar a haver borboletas com asas azuis e outras com asas cor-de-rosa, como as que pintámos!
E o programa "Um dia sobre evolução" continua no próximo dia 16 de Maio, desta vez com uma formação destinada a professores que leccionem ou venham a leccionar o 3º Ciclo do Ensino Básico, em colaboração com o Núcleo de Educação e Divulgação de Evolução da Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva (NEDE-APBE).
domingo, 12 de abril de 2015
Evolução Biológica no 3º Ciclo
A terceira edição do workshop "Evolução biológica nas novas metas curriculares do 3º Ciclo do Ensino Básico" terá lugar no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra no dia 16 de Maio.
As inscrições são feitas on-line e terminam no próximo dia
Os detalhes do workshop podem ser consultados aqui.
segunda-feira, 23 de março de 2015
Descobrindo os fósseis
Com a preciosa colaboração do Grupo de Estudos em Evolução Humana, a actividade de Março do programa "Um dia sobre evolução" debruçou-se sobre os fósseis e a sua importância para o conhecimento da nossa própria história evolutiva. Durante uma manhã muito animada aprendemos sobre os diferentes tipos de fósseis, como se formam, como se procuram e as histórias que os fósseis nos podem contar. No final, jogámos um quizz, onde o importante mesmo foi a diversão do saber!
O programa prossegue em Abril com uma "operação genética secreta": vamos aprender a decifrar o código da vida e perceber como alguns erros podem gerar coisas muito interessantes e bonitas!
quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015
Celebrámos Darwin
Terminaram no passado sábado as actividades pensadas para celebrar o Dia de Darwin, com uma oficina sobre evolução por selecção sexual. Antes tínhamos tido a oportunidade de conhecer melhor Darwin, a sua vida, a sua obra e algumas das aplicações modernas das suas ideias, sempre com um público muito interessado e participativo.
Ficam os registos dessas actividades e um desenho que a M. fez depois de ouvir a história de Darwin e de visitar a Galeria de Zoologia para vermos os animais que Darwin viu na sua viagem a bordo do navio Beagle.
O Dia de Darwin no Museu foi também notícia no Jornal Universitário "A Cabra": aqui.
O programa "Um dia sobre evolução" continua no próximo dia 15 de Março com um programa para famílias, a oficina "Descobre os fósseis: os avós de todos nós", em colaboração com o Grupo de Estudos em Evolução Humana (GEEvH).
terça-feira, 3 de fevereiro de 2015
"A história de um erro"
Teve lugar na passada quarta-feira a sessão "A história de um erro" - documentário e debate - organizada no âmbito da exposição "Somos mutantes!". Tendo a paramiloidose como pano de fundo, e partindo do excelente documentário realizado por Joana Barros, da Associação Viver a Ciência, esta sessão constituiu uma oportunidade singular de conhecer melhor esta doença e suas particularidades. Graças à qualidade dos intervenientes - convidados e assistência - a conversa fluiu num ambiente de grande informalidade mas elevado rigor científico.
O programa "Um dia sobre evolução" continua com um conjunto de actividades pensadas para celebrar o Dia de Darwin. Mais informações sobre estas actividades aqui.
segunda-feira, 26 de janeiro de 2015
Dia de Darwin
O Dia de Darwin está a chegar e o CIBIO/InBIO e o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra associam-se às comemorações mundiais da vida e obra deste cientista organizando quatro actividades:
. 7 de Fevereiro
Workshop de tipografia tradicional "A Origem das Espécies"
Mais informações: aqui
. 12 de Fevereiro
Leitura livre do livro "Henriqueta, a tartaruga de Darwin"
Mais informações: aqui
. 12 de Fevereiro
Seminário "A arquitectura segundo Charles Darwin"
Mais informações: aqui
. 14 de Fevereiro
Oficina sobre selecção sexual "Que atraente!"
Mais informações: aqui
sábado, 10 de janeiro de 2015
WORKSHOP “EVOLUÇÃO BIOLÓGICA NAS NOVAS METAS CURRICULARES DO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO” - 2ª Edição
Aproveitando as comemorações internacionais do Dia de Darwin (12 de Fevereiro), o Núcleo de Educação e Divulgação de Evolução da Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva (NEDE-APBE) organiza a segunda edição de um workshop destinado a professores de Biologia e Ciências da Natureza. Este workshop tem como ponto de partida as novas metas curriculares dos 8º e 9º anos, que abrem agora espaço para um enquadramento evolutivo de temas como a conservação da natureza ou a diversidade humana.
O workshop está organizado em dois módulos: de manhã a ênfase estará nos mecanismos evolutivos e na forma como estes podem ser trabalhados no 8º ano; de tarde ir-se-á explorar a cor da pele como característica importante para a promoção do conhecimento sobre as implicações da evolução na saúde humana, enquadrando-a nos temas abordados no 9º ano.
Informações importantes
Local: Museu Nacional de História Natural e da Ciência, Lisboa
Data: 28 de Fevereiro de 2015
Horário: 10h - 13h (Módulo I) e 14h30 - 17h30 (Módulo II)
Preço: 7,5 euros cada módulo; 10 euros os dois módulos
Inclui: refeição ligeira a meio de cada módulo, certificado de participação e documentação
Data limite para a inscrição: 10 de Fevereiro de 2015.
Cada módulo funcionará com um número mínimo de 15 participantes e máximo de 35.
INSCRIÇÕES: http://tinyurl.com/qdcv5tz
As inscrições são aceites por ordem de preenchimento da ficha de inscrição e só ficarão confirmadas após recepção do comprovativo de pagamento. As informações para pagamento serão enviadas para o e-mail indicado na ficha de inscrição.
Em Maio (sábado, dia 9 ou 16) haverá uma nova edição deste workshop no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, Coimbra.
--
PROGRAMA
Módulo I
9h45-10h: Recepção dos participantes
10h-11h15: Mecanismos evolutivos: enquadramento nas novas metas curriculares e exemplos de aplicações práticas
11h15-11h45: Pausa para café
11h45-13h: Mecanismos evolutivos: actividades “mão-na-massa”
Módulo II
14h15-14h30: Recepção dos participantes
14h40-15h45: Cor da pele: diversidade, origem, hereditariedade e evolução
15h45-16h15: Pausa para café
16h15-17h30: Cor da pele: actividades “mão-na-massa”
--
Módulo I: Mecanismos evolutivos
Evolução é um conceito central da Biologia, sendo fundamental para compreender o meio que nos rodeia e as origens da espécie humana. Mas a teoria evolutiva tem aplicações muito mais vastas no nosso dia-a-dia e nosso bem-estar. Neste workshop apresentar-se-ão e discutir-se-ão algumas das aplicações e implicações da teoria evolutiva no nosso dia-a-dia. Tendo por base as novas metas para o oitavo ano, serão apresentadas ainda nesta formação actividades práticas que visam promover a aprendizagem activa sobre Biologia Evolutiva, explorando situações comuns do nosso quotidiano.
Módulo II: Evolução da cor da pele
A cor de pele, por ser uma característica visível e com variação geográfica acentuada, tem sido associada a vários tipos de preconceitos e de discriminação ao longo da História e em diversas sociedades. Assim, este tema é em geral pouco abordado em sala de aula. No entanto, a cor da pele é uma característica que evoluiu sob a influência da selecção natural, tendo importantes implicações na saúde das pessoas que podem e devem ser exploradas em contexto de sala de aula. Durante este workshop será apresentada uma actividade que visa explorar a temática da cor da pele, a sua evolução, consequências para a saúde individual e suas implicações nos cuidados que cada pessoa deve ter no seu dia-a-dia, enquadrada nas novas metas do nono ano.
--
Organização e formação: Rita Ponce, CBA - Centro de Biologia Ambiental da Universidade de Lisboa, e Xana Sá Pinto e Rita Campos, CIBIO/InBIO - Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, Laboratório Associado
Subscrever:
Mensagens (Atom)