segunda-feira, 23 de maio de 2016
Um dia para celebrar a Biodiversidade
Darwin voltou à sala dos 2-3 anos, desta vez para assinalar o Dia Internacional para a Diversidade Biológica.
Em grupo, falámos sobre essa grande palavra - biodiversidade! O que significa, porque é tão importante para nós. Falámos ainda dos biomas terrestres e de como as diferentes formas de vida evoluiram e se adaptaram aos seu meio e às restantes espécies com quem dividem o espaço. No fim, houve ainda tempo para pintar sardinhas - essa espécie que tantos animais, incluíndo os seres humanos!, gostam de comer - e desenhar outros animais.
Foi uma manhã muito bem passada!
quinta-feira, 19 de maio de 2016
Baleias com patas!
Hoje antecipámos a comemoração do Dia Internacional para a Diversidade Biológica com um grupo muito animado de crianças do Jardim de Infância. Pesquisámos sobre a família das baleias: será que há baleias com pernas??!
Não, não há. Mas na grande árvore da família das baleias encontramos antepassados que de facto tinham pernas. Eram parecidos com os hipopótamos, que até são o parente vivo mais próximo que as baleias hoje têm! Descobrimos que todos os seres vivos têm uma grande família, com antepassados diferentes de nós; e por vezes nem sabemos bem quem são. Para conhecer melhor a família das baleias - a evolução dos cetáceos - os cientistas usam os ossos que vão encontrando para tentar construir o esqueleto das formas mais antigas. A partir desses esqueletos conseguimos ter uma ideia de como esses antepassados seriam, onde viviam, onde se alimentavam. E foi graças a esse trabalho que juntos ficámos a conhecer alguns dos antepassados das baleias actuais, que têm nomes tão engraçados como Pakicetus ou Dorudon!
Depois, com a ajuda da Joana do Clube dos Tipos, recriámos os antepassados das baleias com carimbos tipográficos e canetas de cor. Foi uma manhã muito divertida, de onde resultaram bonitas obras de arte!
segunda-feira, 9 de maio de 2016
Dia Internacional para a Diversidade Biológica
O Dia Internacional para a Diversidade Biológica, também conhecido como Dia da Diversidade, assinala-se a 22 de Maio, por decisão das Nações Unidas. A proclamação deste dia teve por base a necessidade de aumentar o conhecimento sobre a biodiversidade, a sua relevância nas nossas vidas e a importância de a proteger e conservar, conforme definido na Convenção sobre a Diversidade Biológica. Neste dia, através de diferentes acções educativas, espera-se que as pessoas reconheçam os valores da biodiversidade - económico, cultural, intrínseco, ambiental - passando a ter um papel mais activo na sua defesa e uso sustentável.
Este ano, o tema escolhido para celebrar a biodiversidade foi "Integração da Biodiversidade para apoio às populações e aos seus meios de subsistência".
Para assinalar este dia, iremos passar duas manhãs com crianças do pré-escolar. Vamos ficar a conhecer melhor a família das baleias, as adaptações das diferentes espécies umas às outras e ao meio ambiente onde habitam e a importância da sardinha!
sexta-feira, 25 de março de 2016
O livro "Lebres fantasmas" na Mostra UP
Decorreu entre os dias 17 e 20 deste mês a 19ª edição da Mostra da Universidade do Porto, um evento destinado a estreitar os laços entre a universidade e suas diferentes unidades orgânicas e a sociedade.
À semelhança de edições anteriores, o CIBIO/InBIO marcou presença com uma banca onde os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer melhor a investigação que lá se realiza bem como os diferentes projectos de ligação com a sociedade e comunidade escolar. Foi, pois, uma excelente oportunidade para divulgar o livro "Lebres fantasmas: a evolução das lebres na Península Ibérica" e oferecer exemplares aos professores interessados em utilizá-lo nas suas aulas.
Obrigada a todos os voluntários que ajudaram à divulgação e distribuição do livro e aos membros da equipa de divulgação pelas fotografias!
sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016
Darwin e a origem das espécies: uma grande ideia num grande livro
Inglaterra, 12 de Fevereiro de 1809: nascia um menino que recebeu o nome de Charles Darwin. Como todos os meninos, Darwin era muito curioso. Gostava muito de conhecer os animais e as plantas que viviam perto da sua casa.
Quando cresceu, conseguiu um lugar num navio chamado Beagle e fez uma grande viagem.
Durante mais de 5 anos visitou muitos lugares e viu muitas coisas, que o deixaram a pensar sobre a explicação para as diferenças e as semelhanças entre os seres vivos. Pensou durante muito tempo e um dia escreveu um livro com as suas novas ideias sobre a origem dos animais e das plantas. Chamou-lhe “A Origem das Espécies”.
Darwin escreveu outros livros, que nos ajudam a perceber muitas coisas sobre o mundo dos seres vivos. Ele e os seus livros foram tão inspiradores e importantes que todos os anos celebramos o seu aniversário! E chamamos ao dia 12 de Fevereiro o “Dia de Darwin”.
sexta-feira, 29 de janeiro de 2016
Dia de Darwin 2016
No próximo dia 12 de Fevereiro, um pouco por todo o mundo, assinala-se o nascimento de Charles Darwin. O Dia de Darwin tem como missão inspirar as pessoas de todo o mundo a reflectir e agir segundo os princípios de coragem intelectual, curiosidade perpétua, pensamento científico e fome de conhecimento e verdade.
Este ano iremos celebrar Darwin e o seu legado com crianças do pré-escolar, numa divertida e colorida viagem pelo globo, pelas diferenças e semelhanças entre animais e por um livro que mudou a nossa forma de olhar para os seres vivos. Porque é muito bom aprender a brincar!
Subscrever:
Mensagens (Atom)