CONCEPÇÃO
ERRADA: Cada característica é influenciada por um locus do tipo Mendeliano
CORRECÇÃO:
Antes de aprender as características
complexas ou quantitativa, os alunos geralmente aprendem as características mendelianas simples, controladas por um único locusa - por
exemplo, ervilhas redondas ou enrugada,
flores roxas ou brancas, vagens verdes
ou amarelas, etc.
Infelizmente, os alunos podem supor que todas as características
seguem este modelo simples, e que não é o caso.
Tanto as características quantitativas
(por exemplo, altura) e qualitativas (por exemplo, a cor dos olhos) podem ser influenciadas por
múltiplos loci e estes loci podem interagir uns
com os outros, podendo não seguir as regras simples
de dominânciaa mendeliana.
Em termos de evolução, esse equívoco pode ser problemático quando os alunos estão a aprender o equilíbrio
de Hardy-Weinberg e genética de
populações. Os alunos podem precisar
de ser frequentemente relembrados de que as características podem ser influenciadas
por mais de um locus e que estes loci podem não
envolver a dominância simples.
.
CONCEPÇÃO
ERRADA: Cada locus tem apenas
dois alelos
CORRECÇÃO: Antes de aprender as características complexas,
os alunos geralmente aprendem os sistemas simples de genética, nos quais apenas dois alelos influenciam um fenótipoa. Porque os
estudantes podem não ter feito as
ligações entre a genética mendeliana e a estrutura molecular do ADN, podem não perceber que muitos alelos diferentes podem estar presentes num locus e assim podem assumir que
todas as características são influenciadas por apenas dois alelos.
Este equívoco pode
ser reforçado pelo facto de que
os estudantes geralmente se concentram em sistemas genéticos diplóidesa
e pelo uso de letras
maiúsculas e minúsculas para representar alelos.
A utilização de letras acima
da linha do texto para indicar diferentes
alelos de um locus (bem como relembrar frequentemente que os loci podem ter mais do
que dois alelos) pode ajudar a corrigir este equívoco.
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a Definição no Glossário.
a Definição no Glossário.
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